Desde 2010

Contacto: 253 816 196

Financiadores

  • PRI
  • IDT

Projecto de Prevenção das Dependências

Âmbito: O Projecto PES foi um projecto de Prevenção das Dependências promovido pelo GASC, sob alçada do Instituto de Droga e Toxicodependência (IDT, IP), no âmbito do programa de financiamento PORI (Programa Operacional de Respostas Integradas).

População-alvo: Crianças, jovens e famílias residentes nas freguesias de Barcelos e Arcozelo.

Objetivo da Intervenção: prevenir a possibilidade da população-alvo desenvolver consumos de substâncias.

O GASC, em parceria com várias Instituições locais e numa lógica de intervenção social em rede, desenvolveu assim duas edições do PES, entre janeiro 2010 e dezembro de 2011. O projecto desenvolve-se através de 5 acções:

ACÇÃO 1 – Programa de Prevenção Universal do Alcoolismo “Vamos Aprender com o Muffi”

Aplicação do programa de 8 sessões de prevenção do alcoolismo, em formato de história lúdica, para os alunos das turmas de 4º ano das Escolas EB1 1º de Maio, Penedos e Gonçalo Pereira.

ACÇÃO 2 – Programa de Competências Pessoais e Sociais “Acelera o Teu Valor”

Aplicação de um programa de várias sessões com 3 componentes: informação sobre drogas e seus efeitos biopsicossociais, treino de competências (assertividade, estratégias para lidar com a pressão de pares e situações de influência) e exploração de alternativas positivas ao consumo de drogas, dirigido a todos alunos dos 7ºs anos das Escolas EB2,3 Gonçalo Nunes, Alcaides de Faria e Secundária de Barcelos.

ACÇÃO 3 – Espaço “Arte e Companhia”- Oficinas de Expressão Corporal e Descoberta da Arte

Dinamização de oficinas de expressão corporal, expressão emocional e descoberta da arte, desenvolvendo áreas como a dança, teatro e /ou outras actividades de desporto e promovendo a ocupação saudável dos tempos livres, para crianças, entre os 9 e os 12 anos, de dois Bairros (1º de Maio e João Duarte).

ACÇÃO 4 – “Espaço Pais” - Gabinete de Aconselhamento Parental de Arcozelo

Desenvolvimento de um espaço de atendimento para famílias, a tempo parcial, ao qual é possível recorrer a título informativo e/ou para obtenção de acompanhamento psicológico. Além disso, nesta acção realizaram ações de formação sobre  temáticas relacionadas com competências parentais.

ACÇÃO 5 – “Riscos ao Longe” - Acção de Sensibilização para Jovens

Desenvolvimento de ações de sensibilização para os riscos associados ao consumo de drogas e álcool junto das turmas de 10º ano das Escolas Alcaides Faria e Secundária de Barcelos, e em contexto académico, mais especificamente na queima das fitas do IPCA.

 

Parceiros: Câmara Municipal de Barcelos | Empresa Municipal de Educação e Cultura | Empresa Municipal de Desportos | Junta de Freguesia de Arcozelo | Centro de Saúde de Barcelos | Casa de Saúde São João de Deus | PSP de Barcelos | APAC

 

Documentos

     

    A sua opinião conta